RSS

domingo, 29 de novembro de 2009

Do tempo que não chega para nada


A consciência obriga-me a iniciar este texto com uma confissão: eu não sei gerir o meu tempo!
Todos os dias o despertador toca com um avanço de 15 minutos (no mínimo) relativamente ao tempo que eu efectivamente preciso para me arranjar - e todos os dias saio de casa a correr para apanhar o autocarro! Seja o das 8h, o das 9h ou até o das 14h! Não consigo evitar esta mania de adiar o inevitável e acabo consequentemente em correrias a torto e a direito, como se não houvesse amanhã.
Depois, como não poderia deixar de ser, sinto que me falta fazer tudo e que jamais serei capaz de dar vazão a todos os assuntos mentalmente agendados para o dia.
Por vezes consigo contornar o problema ao anotar em post-it's, antecipadamente, todos os pequenos afazeres que se me impõem. Mas nem sempre resulta! Tem dias em que nem a consciência física do papelito anotado me põe na linha, e chego à noite com a frustração de mais uma vez ter falhado os objectivos.
Não posso negar que a vida de praticamente casada me acarretou obrigações às quais não estava habituada e que exigem uma conciliação com tarefas já consolidadas. Mas no essencial a culpa é mesmo desta preguiça mental e vício de longa data de deixar tudo para depois.
Bem sei que este meu problema não é uma "doença rara" e que muitos dos que por aí andam sofrem do mesmo que eu. Não me tráz conforto tal conclusão. E como tal vou colocar nos 10 mandamentos para 2010 uma obrigação de resultados no que toca a gestão do tempo!

2 comentários:

Unknown disse...

Hehehe
Como isto anda!!!! :o)
Afilhadinha é tudo uma questão de hábito!Aos pouquinhos e quanto menos esperares estás aí uma gestora de tempo exemplar!!!
Não stresses que não vale a pena. Ficas em frangalhos e só atrapalha o pouco tempo que "pensas ter" (porque na realidade o dia tem 24 horas) para tratar dos imensos afazeres. Não deixes que estes te surjam quais bicho papão.
E nunca esqueças... nós fazemos o nosso tempo!!! Nós comandamos as nossas vidas!!! Se não conseguires fazer tudo num dia vais fazendo aos poucos tentando fazer o indispensável daquele dia!!! Não somos escravas nem do lar nem dos afazeres!!!
Goza a vida e não deixes que a vida te goze a ti!!!
Beijinhos

Anabela Cardoso disse...

A disciplina é fundamental quando temos muitas obrigações a cumprir. Por experiência própria, digo-te que com organização e muito rigor na gestão das tarefas consegues concretizar tudo dentro do tempo certo.
Boa sorte para esta nova "organização" de mulher casada.... que é bem diferente da vida de solteira!!!!!

Enviar um comentário