A consciência obriga-me a iniciar este texto com uma confissão: eu não sei gerir o meu tempo!
Todos os dias o despertador toca com um avanço de 15 minutos (no mínimo) relativamente ao tempo que eu efectivamente preciso para me arranjar - e todos os dias saio de casa a correr para apanhar o autocarro! Seja o das 8h, o das 9h ou até o das 14h! Não consigo evitar esta mania de adiar o inevitável e acabo consequentemente em correrias a torto e a direito, como se não houvesse amanhã.
Depois, como não poderia deixar de ser, sinto que me falta fazer tudo e que jamais serei capaz de dar vazão a todos os assuntos mentalmente agendados para o dia.
Por vezes consigo contornar o problema ao anotar em post-it's, antecipadamente, todos os pequenos afazeres que se me impõem. Mas nem sempre resulta! Tem dias em que nem a consciência física do papelito anotado me põe na linha, e chego à noite com a frustração de mais uma vez ter falhado os objectivos.
Não posso negar que a vida de praticamente casada me acarretou obrigações às quais não estava habituada e que exigem uma conciliação com tarefas já consolidadas. Mas no essencial a culpa é mesmo desta preguiça mental e vício de longa data de deixar tudo para depois.
Bem sei que este meu problema não é uma "doença rara" e que muitos dos que por aí andam sofrem do mesmo que eu. Não me tráz conforto tal conclusão. E como tal vou colocar nos 10 mandamentos para 2010 uma obrigação de resultados no que toca a gestão do tempo!