RSS

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Das novidades prometidas



Agora que páro dois minutos e dou uma vista de olhos pelo meu estimado blog sinto que estou em falta para com os meus queridos leitores/seguidores.
É caso para dizer: já pareço uma política - seja lá de que partido for, porque, no meio de tanto salafrário... venha o Diabo e que escolha!
E porquê? Porque prometi, prometi... e até à data nada...
Trocando por graúdos (não quero cá confusões!): disse-vos que assim que as coisas tomassem um rumo (na minha vida profissional) vos informaria... Constato que ainda não o tinha feito mas chegou a hora!

Então cá vai: em 5 de Julho iniciei funções junto do Consulado português cá do sítio. Ahhhhh, que sorte! - dizem vocês, impetuosamente. Hum... Desenganem-se! Está longe da "América Prometida". Se é verdade que é melhor do que estar desempregada, também vos posso garantir que está muito aquém das minhas expectativas.

Explicando: fui contratada como Técnica Social - cargo para o qual exigiam alguém com uma licenciatura em ciências sociais ou direito. Assim, pese embora me apareçam questões de pensões/subsídios/e afins, a maioria do meus afazeres está relacionada com os tribunais. Não podem imaginar o número de notificações, citações e inquéritos que por cá se fazem! Confesso que é a parte mais gira do serviço. E até aqui, tudo bem.
No entanto, e não obstante o meu contrato por tempo indeterminado com o Consulado, não sou funcionária do Estado português. O meu contrato é regido pela lei local e pela portuguesa - ambas conciliadas para me atribuirem o minimo de regalias e o máximo de obrigações...
Não fosse o período experimental de 6 meses que o meu vínculo contratual contempla - e que me obriga a ter tento na língua - poderia falar-vos da minha remuneração (quando a vi preto no branco até tive vontade de chorar - a fazer limpezas não ganhava menos), do facto de não saber quando receberei o primeiro salário (só a mim é que isto acontece - nem o Estado me paga a tempo e horas) e do comportamento, por vezes (muitas!), indisciplinado dos utentes destes serviços (a grande maioria desta enorme Comunidade emigrante parou nos anos 70).

Ok... Não vos pareço satisfeita... Mas também se o parecesse, não estaria a dizer a verdade.